quarta-feira, 15 de junho de 2011

Encontro discute alternativas para o semi-árido

Encontro discute alternativas para o semi-árido PDF Imprimir E-mail
Sex, 12 de Setembro de 2008 16:14

Encontro semi-áridoO desafio de gerenciar o uso da água em regiões secas é o principal tema de discussões no II Encontro do Semi-Árido Brasileiro, de 16 a 18 de setembro, em Petrolina, a 714 km do Recife. O evento vai reunir representantes de órgãos gestores da água e dos comitês de bacias hidrográficas de todos os estados do Nordeste, além de membros da Agência Nacional de Águas (ANA), Chesf e Codevasf. A secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco coordena o encontro que contará com mais de 200 participantes.

O principal objetivo do evento é promover o fortalecimento da gestão participativa hídrica no semi-árido brasileiro, além de ampliar a discussão sobre a regionalização do gerenciamento da água. Os participantes vão discutir a Lei das Águas (lei nº 9.433/97) identificando possíveis alterações para adequar a legislação à realidade do semi-árido. "Queremos reunir representantes de estados que enfrentam os mesmos desafios, devido às adversidades climáticas, para promover um intercâmbio de experiências e a construção de propostas em comum", explica o secretário executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, José Almir Cirilo.

Ao final da reunião, os participantes vão pactuar uma agenda político-institucional com diretrizes e recomendações para aperfeiçoamento da gestão regionalizada das águas no semi-árido. "Nosso maior desafio é criar possibilidades para a viabilização de alternativas que propiciem oferta de água para abastecimento da população e o desenvolvimento de atividades produtivas, mesmo em condições climáticas adversas", explicou Cirilo.

A região e suas características - O semi-árido brasileiro é um dos maiores e mais populosos do mundo. Ele se estende por uma área que abrange a maior parte dos estados do Nordeste (86,48%), além da região setentrional do Estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Espírito Santo (2,51%), ocupando uma área total de 974.752 Km2. Vivem nessa região mais de 18 milhões de pessoas, sendo 8 milhões na área rural.

A precipitação pluviométrica é de 750 milímetros anuais, em média, mas a chuva é má distribuída física e temporalmente. Devido às altas temperaturas, o Nordeste possui um dos maiores índices de evaporação do Brasil, o que prejudica o armazenamento da água para utilização na época da estiagem. Outro dificultador é que grande parte dos rios da região são intermitentes. Nos açudes e barreiros utilizados nas zonas rurais, a água é de baixa qualidade, aumentando risco de contaminação, acarretando problemas de saúde na população, tornando mais precárias as condições de vida na região.
Em Pernambuco, a região semi-árida ocupa 88,6% do território, na qual estão localizados 122 dos 185 municípios, concentrando 42,7% da população do estado, o que corresponde a um total de mais de 3 milhões de pessoas.


SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E ENERGÉTICOS- pe.gov.br

Um comentário: